segunda-feira, 21 de junho de 2010

TIMOR - MILITAR DA GNR MORTO EM ACIDENTE


1-Militar da GNR morto em acidente era de Évora e o ferido de Santa Comba Dão

09h24m
TEIXEIRA CORREIA E TERESA CARDOSO | JN

Um acidente com uma viatura da GNR provocou a morte do sargento-ajudante Hermenegildo Marques, 42 anos, residente em Évora. O cabo José Branquinho, 50 anos, de Santa Comba Dão, ficou ferido, tendo sido transportado para a Austrália para ser observado.

“Não há palavras, não há lágrimas, que possam expressar a dor, a tristeza e a desolação que vivemos”, disse ao JN um amigo da família de Hermenegildo Marques.

O sargento-ajudante, do Comando Territorial de Évora (CTE), tinha dois filhos, uma rapariga de 26 anos e um rapaz de 18, que viu a tragédia da morte do pai “roubar-lhe” a prestação no exame de matemática de acesso à universidade.

Quando em serviço em Évora, Hermenegildo era habitual companhia do filho nas aulas de equitação que este realizava no picadeiro utilizado pela GNR.
“Os gaiatos eram o seu orgulho e grande alegria”, disse um colega do CTE, acrescentando que a ida para Timor teve como objectivo “ajudar os filhos a ter um futuro melhor e mais próspero”.

"Simples, dinâmico, comunicativo e muito positivo", revelou um dos seus superiores, que enalteceu o seu "fácil trato", com restantes militares da guarda.
No Bairro do Granito, onde mora a família, a notícia da morte foi recebida “como uma bomba”, deixando amigos e vizinho do pequeno aglomerado, mergulhado “na tristeza e no luto”.

“Foi muito duro. Um grande choque. Quando alguém desaparece as palavras parecem fáceis para enaltecer, mas, perdemos um grande profissional”, disse ao JN, fonte da guarda. A mulher do militar falecido, Helena, é auxiliar de educação numa escola primária.

A mulher do Cabo José Manuel Ferreira Branquinho soube do acidente por volta das duas horas, em Santa Comba Dão.
"Quando ouvi bater à porta e vi o carro da GNR na frente da casa, entrei em pânico. Futurei ao que vinham e temi o pior", disse ao JN Cecília Branquinho.
Sossegada quanto ao estado de saúde do marido, que após o acidente foi transferido para a Austrália para ser sujeito a exames, Cecília optou por não acordar os filhos, de 16 e 24 anos.

Durante a manhã de ontem, segunda-feira, chegou a informação à família de que o militar sofreu fractura da costela, do crâneo e da coluna. “Contaram que foi tudo ligeiro e que a situação era estável”, diz a esposa.

Às 11 horas, hora portuguesa, Cecília conseguiu finalmente falar com o marido por telefone. “Perguntei-lhe como estava e gracejou. É sempre assim, muito brincalhão. Disse-me que estava deitado, por isso estava bem!”, recorda a mulher.

José Branquinho tem 50 anos. Está há cerca de 30 na GNR. Em 5 de Abril partir para Timor, para uma missão de seis meses, integrado na Brigada de Minas e Armadilhas da GNR. O regresso está marcado para 4 de Outubro.

“Militar experiente e cuidadoso”, o acidente foi ontem justificado com uma eventual falha de travões.

Retirado de jn.sapo.pt


2-Equipa da GNR vítima de acidente ia desactivar explosivo em Viqueque

09h45m

Os dois militares sinistrados em Timor-Leste iam desativar um engenho explosivo encontrado em Uatulari, Viqueque, quando o jipe em que seguiam se despenhou numa ravina

Segundo o capitão Marco Santos, a viatura da equipa de inactivação de explosivos, acompanhada de outra viatura de escolta, com mais três militares e um elemento do INEM, que habitualmente acompanha esse tipo de missões, deixou a unidade de madrugada, para se dirigir ao distrito de Viqueque, na costa sul do país.

"O destino final era a aldeia de Uatulari, onde havia sido encontrado o que seria um engenho explosivo, que iriam neutralizar", disse Marco Santos.

O acidente ocorreu a cerca de 10 quilómetros de Manatuto, pelas 06:00 locais (22:00 de domingo em Lisboa).

"Numa curva à direita bastante apertada e em zona de escarpa, a viatura da frente não conseguiu descrever a curva e precipitou-se na ravina", contou.

"Os colegas do carro que seguia atrás aperceberam-se e procuraram de imediato aceder ao local, com o equipamento do INEM", prosseguiu.

"Quando conseguiram chegar ao ponto onde a viatura tinha caído, de difícil acesso, depararam com o condutor, o cabo José Branquinho, de Santa Comba Dão, aparentemente com escoriações e hematomas, enquanto era visível que o estado do acompanhante, o sargento-ajudante Hermenegildo Marques, de Évora, era já preocupante, disse o capitão Marco Santos.

O primeiro dos feridos retirado do local foi o cabo José Branquinho, que foi transportado com dificuldade através de uma linha de água, dado o local ser bastante íngreme.

"Hermenegildo Marques, ainda com sinais vitais recebeu logo ali operações de reanimação com oxigenação artificial, pelo elemento do INEM que acompanhava a missão, e foi-lhe feita oxigenação artificial até à chegada das ambulâncias", disse o capitão Marco Santos.

Os dois feridos foram transportados para a unidade hospitalar das Nações Unidas, em Díli, mas Hermenegildo Marques acabaria por falecer às 10:40 locais (02:40 em Lisboa).

O corpo de Hermenegildo Marques deverá seguir para Portugal, devendo os colegas prestar-lhe homenagem em cerimónia de despedida a realizar no aeroporto de Díli, nos próximos dias.

O cabo José Branquinho foi transportado para a Austrália, como medida de precaução, mas o seu estado é considerado "estável".

Retirado de jn.sapo.pt

0 contributo(s):

Enviar um comentário