terça-feira, 24 de novembro de 2009

ASSOCIAÇÃO SINDICAL DA PSP APLAUDE "CORAGEM" DO INSPECTOR-GERAL


Polícias
Associação Sindical da PSP aplaude "coragem" do inspector-geral

Os sindicalistas concordaram com as palavras de António Clemente e lembraram que também os agentes da polícia são muitas vezes alvo da prepotência dos seus superiores.

Lusa
20:56 Sábado, 24 de Novembro de 2007

A Associação Sindical Independente de Agentes da PSP - ASG aplaudiu hoje a "coragem" do Inspector-Geral da Administração Interna, António Clemente, e criticou a actuação das chefias hierárquicas, que classifica de "arrogante e prepotente".

"A Associação Sindical Independente de Agentes da PSP - ASG não ficou minimamente surpreendida pela coragem demonstrada pelo inspector, ao denunciar publicamente o que se passa nas forças de segurança", afirma a ASG-PSP em comunicado.

No entanto, a ASG-PSP lamenta que António Clemente Lima se tenha "esquecido de vincar que muitos profissionais da PSP são tratados internamente com a mesma arrogância e prepotência pelos seus superiores hierárquicos".

Sublinhando que a missão da polícia é "salvaguardar os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos", aquela associação pergunta "quem salvaguarda" os direitos dos agentes. "Temos falta de verdadeiros líderes e de uma verdadeira formação", afirma no comunicado.

A ASG-PSP refere ainda que as agressões diárias a que os agentes são sujeitos, "muitas vezes com extrema violência", acabam sempre em Termo de Identidade e residência para os agressores, o que provoca "revolta e indignação" nos agentes da autoridade.

"O senhor inspector tem apenas a face visível deste problema, que são todos aqueles no dia-a-dia combatem o crime. E aqueles que têm o poder de decidir e orientar? Será que o grande problema não reside em muita hierarquia?", questiona.

Numa entrevista, publicada na íntegra na edição de hoje do Expresso, Clemente Lima sustenta que "o cumprimento da missão a qualquer preço, por parte dos agentes da autoridade", pode "agravar o sentimento de insegurança" dos cidadãos.

"Há por aí muita 'cowboyada' de filme americano na mentalidade de alguns polícias, muito gosto na exibição da pistola, por andar à paisana", afirmou, advogando que "as zonas de investigação criminal precisam de ser mais controladas".

Clemente Lima entende que "há muita impertinência, intolerância, impaciência da parte da polícia" no "atendimento ao cidadão", que, a seu ver, é sinal de "incompetência".

"Acho isto intolerável. E ainda mais intolerável é a atitude das chefias, de alguma tolerância face a estes comportamentos", afirmou, acrescentando que "há carências absurdas" na GNR e PSP ao nível da formação em direitos fundamentais do cidadão.

Fonte clix.expresso.pt

0 contributo(s):

Enviar um comentário